top of page

Homens-caixa *

Conto 3 Imagem .jpg
Homens caixa - Nenhum de nós
00:00 / 00:00

* As informações sobre a canção e a imagem estão logo abaixo do texto. 

Uma parada antes do trabalho, média no balcão, pão no prato. As curtas e breves nuvens de fumaça sobre o copo americano. Bons dias trocados, política na TV do canto.

 

Junto ao poste da loja ao lado, uma vida embrulhada no papelão. Uns vivem para trabalhar, outros morrem e tentam sobreviver. Uns levam as horas de volta ao lar, outros foram apagados das fotos de família.

 

Um minuto de visibilidade para o grotesco que destoa do quadro perfeito. No noticiário matinal estão falando sobre as pessoas em situação de rua.

         “Tudo vagabundo e drogado!”

         “O cheiro de cachaça a gente sente de longe!”

         “Não quer nada com a dureza, isso aí não tem nem família!”

         “Bandido bom é bandido morto!”

 

E o debate acalorado se estende a bandidos, corruptos, bêbados e drogados. A caixa se move, tem os olhos rasos. Arrasta atrás de si uma coberta, uma mochila rasgada, trapos e um passado.

        “Nem todo vagabundo escolheu ficar deste lado!”

Risadas em uníssono pelo sujeito. Uma voz miúda quebra a hegemonia da chacota. 

 

       “Este moço aí já foi vizinho do meu cunhado. Já teve carro, família, emprego... Perdeu tudo e ficou assim...”

 

Uns segundos de constrangimento, o café engolido, a conta, a despedida, o rumo do trabalho. O papelão segue seu caminho pela rua. Toda caixa tem altura, profundidade e largura.

 

“Havia um retrato
Pendurado na parede
Ontem era tudo, hoje eu já não sei...”

Homens caixa (Nenhum de nós)

* A imagem deste conto é composta de uma fotografia disponível na página http://profetirando.com.br/estatua-de-jesus-sem-teto-e-exibida-canada/ e uma reconfiguração da imagem de caixas disponível na página de uma empresa de mudanças: http://transportesmmartin.es/empresa-mudanzas-madrid/. A proposta era fazer uma espécie de porta-retrato, por isso a sobreposição. Na fotografia, vemos a imagem da escultura Homeless Jesus (Jesus sem teto) de Timothy Schmalz. Mais informações sobre o artista podem ser encontradas em: https://twitter.com/timothyschmalz e https://www.sculpturebytps.com/. Sobre a canção "Homens caixa" de Nenhum de nós, ela é a faixa 9 do álbum de estreia da banda, lançado em 1987. Sady Homrich , Carlos Stein, Thedy Corrêa são os compositores. 

bottom of page